Ensinamentos de um Bodisatva

Boa tarde amigo Bodisatva,

Você nunca conseguirá estar em dois lugares ao mesmo. Esteja onde estiver, esteja completo, de mente e corpo.

“É capaz quem pensa que é capaz.” Buda – O pensamento é a cadeia de grilhões mais forte que existe. Se bem compenetrado te levará ao infinito, mas se perturbado te conduzirá aos infernos.

“A paz vem de dentro de você mesmo, não procure a sua volta.” Buda – Tudo o que existe a nossa volta é resultado da percepção da nossa mente. Se percebermos guerra, é porque estamos em guerra. Se virmos paz e alegria em todas as coisas, é porque nossa alma está em paz e nossos pensamentos estão alegres.

“O que somos é consequência do que pensamos.” Buda – De fato, a nossa mente tem a capacidade de criar pensamentos ou de filtrar e absorver pensamentos, ideias que se encontram na atmosfera psíquica (psicosfera). Conduzem-nos como fantoche num circo para criança. Pensamentos bem orientados, saúde e prosperidade, do contrário, dominação e dependência. Ou seja, você é exatamente o que acredita ser.

“Todas as coisas complexas estão condenadas a decadência” Buda – Sim! Tudo o que é muito complexo, complicado ou truncado tende a cair no esquecimento. O ser humano é simples e aprecia coisas simples. A simplicidade reside no amor. Aquele que ama plenamente não poderia ser outra coisa, a não ser simples.

“Toda sensação de perda vem da falsa sensação de posse.” Buda – Não possuímos nada. Não somos donos de nada, nem mesmo do nosso corpo. O ser humano não pode possuir objeto algum porque é mortal. Talvez sejamos fiéis depositários de alguns bens celestiais, mas nunca donos. Sábio é aquele que trata todas as coisas como um empréstimo e as guarda e cuida como tal, consciente de que terá que devolver algum dia.

“Quanto mais coisas você tem, mais coisas você terá para se preocupar.” Buda – Cada objeto que possuímos, somos possuídos por ele. É uma via de mão dupla. Para cada interesse, um apego; para cada posse uma associação mental indissociável. As coisas que você possui, acabam por possuir você.

Por enquanto, é o que consigo auxiliar, espero poder colaborar mais no futuro.

Atisha, Um espírito búdico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E quando amar, dedique-se...

Espírito do fantasma Benedito

Dá-nos