Espírita não revida

Vingança nada mais é que a falta de respeito por si mesmo. Retribuir a pedrada só aumentará a dor. Trocar farpas agudas é resultado do choque de orgulhos feridos.

Personalidades exaltadas, nada ganham, apenas envergonham a si mesmas. Pobres criaturas! Que humilhação sentiriam se enxergassem a si. O vingador sofre amargamente a derrota. É um irmão perdido no desespero. O vingador pratica o revide na mínima ofensa.

Basta uma palavra sobre sua personalidade que exalta-se. Bombeia o coração, respiração aumenta, pupilas dilatam. Arma-se todo, na palavra, para o revide. Espera, com sua atitude, ser superior na ofensa. O vingador é um irmão que tem o orgulho profundamente ferido.

Ponderemos na situação. Colocar a lenha na fogueira somente trará maior animosidade. Insulto, àh o insulto! Nada mais é do que um golpe nas personalidades exageradas.

No lar, no trabalho, na rua... Espírita não revida! Não se ofende com o insulto. Entende que estamos todos em evolução, uns mais avançados, outros atrasados. Espíritos retardatários precisam ser removidos da sua ideia fixa de dar o troco.

Retribua com flores quem te recebe com porrada;

Oferece as doces palavras a quem te busca com calúnias;

Estende os braços a quem só te oferece pedrada;

Sorri a quem só te fecha a cara;

Ilumina os passos a quem só trás escuridão;

Declara abertamente o teu perdão a quem só quer te perseguir.

O que se vinga perde a vida. O vingado condena sem conhecer. O vingador não tem paz. Por maior que tenha sido o trauma, não esqueça, Deus é o único a fazer justiça no universo.

Paz!

Hermínio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E quando amar, dedique-se...

Espírito do fantasma Benedito

Dá-nos